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Acafe: um patrimônio dos catarinenses

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 03/04/2023 às 10:05:17

Associação sem fins lucrativos congrega 14 universidades comunitárias e desempenha, há 50 anos, papel fundamental no desenvolvimento de Santa Catarina Com a missão de desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências, a Acafe – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, tem presença ativa na sociedade e participação direta em números que colocam Santa Catarina em posição de destaque no cenário nacional, como PIB e IDH. Fundada em maio de 1974, a Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega 14 universidades comunitárias do estado e é regida por lei dos poderes públicos estadual e municipal.

“A Acafe é um patrimônio dos catarinenses, referência no Brasil e reconhecida internacionalmente. Ela representa uma riqueza intelectual do Estado Catarinense e é responsável, seguramente, pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do nosso Estado, por meio da educação de excelência. As instituições que compõem o sistema transcendem o ensino de Graduação, e convergem suas ações também para a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e a inovação, além da prestação de serviços”, explica a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Referência no Brasil por sua trajetória sedimentada, a ACAFE contribuiu para o reconhecimento das Instituições Comunitárias

Divulgação

Na Acafe, as Universidades Comunitárias não têm um dono. Elas são regidas por conselhos compostos pelos poderes público municipal, estadual, além de representantes da sociedade, por isso, as universidades são de todos os catarinenses. Desta forma, cada real investido nas instituições comunitárias do Sistema Acafe na forma de bolsas de estudos ou de recursos públicos e/ou privados aplicados em programas ou projetos retorna diretamente para a sociedade e gera um enorme impacto transformador, fomentando o desenvolvimento regional.

“Na prática, as nossas universidades comunitárias cumprem sua função social desenvolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, com resultados em programas e projetos de assistência à comunidade, como atendimentos em saúde, atendimentos jurídicos, entre outros. Tudo isso sem ônus para os beneficiários, contribuindo para o desenvolvimento regional”, complementa Ceretta.

Referência no Brasil por sua trajetória sedimentada, a ACAFE, com esforço do coletivo, contribuiu para o reconhecimento das Instituições Comunitárias, quais sejam, instituições de origem pública, criadas e fundadas pelo poder público. Assim, em 12 de novembro de 2013, a Lei 12.881 sancionou em seu texto a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das instituições comunitárias.

Os números das instituições de ensino superior do sistema Acafe demonstram o alcance e retorno à sociedade dos recursos públicos até então recebidos:

A ACAFE em números (ano):

Investimento anual em extensão – R$ 48.744.836,81

Investimento anual em pesquisa – R$ 68.336.752,98

Professores com apoio financeiro para extensão – 1.791

Projetos de Extensão/prestação de serviços/consultoria na área ambiental – 930

Alune programas de extensão com apoio financeiro ou econômico das IES – 1.160

Projetos de extensão/prestação de serviços/consultorias em cooperação com instituições públicas – 2.047

Atendimentos à comunidade na área odontológica – 32.393

Atendimento à comunidade na área medica (consultas/clínica geral/tratamentos médicos gerais – 445.841

Atendios de graduação, mestrado e doutorado envolvidos em ações de extensão e serviços à comunidade – 2.735

Participação em comissões e conselhos de entidades públicas ou privadas, de âmbito municipal e/ou estadual – 1.033

Projetos mentos à comunidade no campo da psicologia e psiquiatria – 30.742

Atendimentos à comunidade na área de fisioterapia e reabilitação – 55.423

Atendimentos à comunidade na área da educação (licenciatura) – 163.567

Atendimentos à comunidade na área jurídica – 28.713

Atendimentos à comunidade na área tecnológica – 42.270

Professores com apoio financeiro para atividades de pesquisa – 1.989

Patentes e registros no INPI - 91

Alunos de graduação, mestrado e doutorado com apoio financeiro para atividades de pesquisa – 1.793

Mestres formados – 13.939

Projetos de iniciação cientifica – 3.501

Doutores formados – 1.985

Professores doutores atuantes na graduação – 1.456

Professores em programas de mestrado e doutorado – 1.322

Empresas incubadas e em incubação – 473

Cursos de mestrado – 95

Cursos de doutorado – 40

Acordos Internacionais – 220.

Acesse o site da Acafe e saiba mais.

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Fonte: G1 SC

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