PMF ABRIL

Vacina da gripe segue disponível em SC mesmo com fim da campanha

Todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais podem tomar dose.

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 30/06/2023 às 10:29:29

Todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais podem tomar dose. Vacina contra a gripe continua disponível em postos de SC mesmo após fim da campanha

A vacina contra a gripe continuará disponível nos postos de saúde de Santa Catarina mesmo com o fim da campanha, que termina nesta sexta-feira (30). Todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais pode receber a dose gratuitamente.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), a vacina ficará disponível até que terminem os estoques.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

A campanha teve início em 10 de abril apenas para a população dos grupos prioritários. No dia 12 de maio, por causa do aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, a dose foi liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

A Dive informou que o objetivo era vacinar pelo menos 90% de cada grupo do público-alvo. Porém, a procura por doses foi baixa.

"Estamos encerrando a Campanha com uma cobertura vacinal na população dos grupos prioritários, que é a que mais nos preocupa, de apenas 50%", lamentou a gerente de Imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho.

Em 2023, Santa Catarina registrou 468 casos graves da doença e 31 mortes.

"Reforçamos a importância da vacinação, considerando que estamos no período sazonal para o aumento do número de casos da doença, trazendo a preocupação do aumento dos casos graves, dos casos que levam a hospitalizações e até mesmo dos óbitos", disse a gerente de Imunização.

A vacina não transmite a doença, já que é feita com o vírus já morto. Ela demora de duas a três semanas após a aplicação para dar a proteção adequada.

O imunizante oferecido este ano é o trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.

Gripe

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a graves, que necessitam de internação e podem levar à morte.

Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes.

Além da vacinação, outras medidas devem ser adotadas para reduzir a transmissão do vírus, como:

lavar as mãos com frequência;

utilizar lenço descartável ou o antebraço ao tossir ou espirrar;

evitar tocar olhos, nariz e boca;

não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

manter os ambientes bem ventilados;

evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

evitar sair de casa em caso de sintomas respiratórios;

evitar aglomerações e ambientes fechados;

adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl