CREA SC

Duas praias de SC perdem o selo Bandeira Azul; entenda

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 11/01/2023 às 05:49:12

Praias de Mariscal, em Bombinhas, e da Saudade, em Penha, não cumpriram com os critérios de qualidade da premiação e não tiveram a bandeira hasteada nesta temporada. Praia do Mariscal, em Bombinhas, no Litoral Norte catarinense

Prefeitura de Bombinhas/Divulgação

Duas praias do Litoral Norte de Santa Catarina perderam o título de Bandeira Azul, certificação internacional que reconhece qualidade ambiental da praia e também do mar. Segundo a instituição responsável, as praias de Mariscal, em Bombinhas, e da Saudade, em Penha, não cumpriram com os critérios de qualidade da premiação.

A decisão ocorreu em 15 de dezembro de 2022 e confirmada pela entidade ao g1 SC nesta terça-feira (10). Conforme o projeto, as duas prefeituras tentaram resolver os problemas para tentar reverter a perda da certificação, mas não conseguiram até o prazo final de hasteamento da bandeira.

Problema na qualidade

De acordo com o projeto, o que motivou a perda da certificação em Penha foi a forte ressaca que destruiu parte da orla no início de dezembro. Já no caso de Bombinhas, desde 5 de dezembro de 2022 as análises do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apontam que o local não está próprio pra banho.

Em ambas as situações, as prefeituras afirmam que as chuvas que atingiram o Estado no fim de 2022 é que danificaram a estrutura e qualidade das praias. Em pelo menos dois episódios nove pessoas morreram por conta do mau tempo. Também houve alagamentos, deslizamentos, enxurradas e outros estragos em várias cidades do Estado.

SC tem 18 de 29 praias do Brasil premiadas com Bandeira Azul

Praias do Norte da Ilha têm pior início de verão para banho de mar em 21 anos

Segundo a presidente da entidade, Leana Bernardi, Bombinhas e Penha devem resolver os problemas ao longo do ano e tentar o concorrer ao prêmio novamente na próxima temporada.

"A gente faz a avaliação junto com o gestor público municipal sobre a possibilidade de resolver o problema. Se não for resolvido em um tempo curto [10 dias], então a temporada é encerrada e o município deve trabalhar para resolver todas as questões e concorrer novamente no próximo ano", explica.

Duas praias de SC perdem o selo bandeira azul

Em outubro do ano passado, o Programa Bandeira Azul anunciou que Santa Catarina teria 18 das 29 das praias brasileiras premiadas com o certificado. Com a retirada, outras 16 praias do Estado que seguiram as práticas de qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança seguem com a certificação.

O que disse a prefeitura de Bombinhas

Em nota, a prefeitura de Bombinhas afirmou que a própria administração decidiu não hastear a bandeira até que as análises do IMA sejam reavaliadas. Afirmou também que solicitou uma revisão dos resultados e que análises feitas por um laboratório contratado pelo município divergem dos resultados do IMA.

Bombinhas é a menor cidade em extensão do Estado, com 35,143 km². O município possui uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Turistas que entrarem na cidade precisam pagar um valor que varia de R$ 4 a R$ 175,50 dependendo do veículo.

Totalmente imprópria para banho, praia alargada de Balneário Camboriú lota às vésperas do réveillon

Procurado pelo g1 SC, o IMA afirmou que não vai se manifestar sobre o caso. A reportagem também tentou contato com a prefeitura de Penha na noite de segunda-feira (9), mas não conseguiu retorno até a última atualização do texto.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl