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Analfabetismo funcional atinge 29% da população brasileira

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 12/11/2021 às 18:49:29

Visando mudar esse cenário, Jaraguá do Sul desenvolveu projetos de incentivo à leitura em 32 escolas do município O incentivo à leitura é uma parte fundamental do processo de alfabetização, pois colabora com o desenvolvimento crítico e cognitivo dos futuros adultos. Especialistas reconhecem que o hábito deve ser criado desde a primeira infância, colocando desde cedo as crianças em contato com os livros. Ciente dessa necessidade e desse desafio, a administração pública de Jaraguá do Sul vem implantando projetos de incentivo à leitura nas 32 escolas da rede municipal de ensino, em especial o “Sim, Salabim! Leia um Livro pra mim!” e o “Minhas Leituras, Minhas Memórias”.

Os dados da alfabetização no Brasil estão longe de serem ideais. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua Educação de 2019, do IBGE, são 11 milhões de brasileiros analfabetos. Mas os dados preocupam mais ainda quando se fala em analfabetismo funcional – a incapacidade de, mesmo sabendo ler, compreender e interpretar textos e ideias e fazer operações matemáticas. Estudos estimam que até 29% da população brasileira seja analfabeta funcional – pessoas que encontram dificuldades em encontrar emprego, se qualificar na carreira e até mesmo em organizar a vida e as finanças pessoais.

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Muito dessa problemática advém do déficit de hábito de leitura entre a população brasileira. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” divulgada em 2020, somente 52% dos brasileiros têm o costume de ler. A média nacional de livros inteiros lidos em um ano é de 4,2 livros por pessoa. E entre 2015 e 2019, o país perdeu 46 milhões de leitores.

Projeto em Jaraguá do Sul aproxima crianças do ensino infantil dos livros

A administração pública de Jaraguá do Sul entende que incentivar o hábito da leitura deve começar desde cedo. Por isso, criou e implantou em 2021 o projeto “Sim, Salabim! Leia um livro pra mim!”, que hoje atende 6 mil crianças do Centros de Educação Infantil (CEIs), do berçário, maternal e pré-escola.

Mesmo que contemple crianças em idade pré-alfabetização, o “Sim, Salabim!” é importante para ofertar aos alunos o contato direto com os livros, tornando-os familiarizados com as sensações de manuseio das páginas, a textura e o tamanho das obras, bem como as cores e as letras. Já para os que começaram a ter contato com as letras, serve como uma forma de estimular a imaginação, a ampliação do vocabulário, o conhecimento de mundo e as boas memórias em família.

Por meio do projeto, a administração pública promove o empréstimo de livros de literatura às crianças da Educação Infantil. Cada criança recebe uma sacola personalizada e os livros são emprestados uma vez por semana, renovando, assim, o acervo literário. São os alunos que escolhem os livros, conforme seu gosto, seu interesse. Atualmente, 100% dos alunos da educação infantil são atendidos pelo “Sim, Salabim!”.

O desafio de despertar a paixão pela literatura na “geração digital”

Inserir os alunos do Ensino Fundamental no universo da leitura de qualidade é uma tarefa contínua e processual. Os chamados "nativos digitais" (crianças e jovens nascidos após o surgimento da internet) estão se afastando cada vez mais dos livros: diante do dinamismo das informações trazidas pelas novas tecnologias, muitos alunos consideram o ato de ler penoso.

Diante desse desafio, o projeto "Minhas leituras, minhas memórias”, que está sendo colocado em prática na rede pública de ensino de Jaraguá do Sul, é uma ferramenta aliada para que o aluno da “geração digital” se converta em um leitor autônomo e crítico. A administração municipal acredita que é a partir da leitura que um estudante consegue ampliar seu repertório individual, seu vocabulário, sua identificação com os gêneros lidos e, por fim, suas memórias literárias.

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Parte desse desafio é entender que o universo digital já faz parte da vida dos estudantes. Por isso, as bibliotecas da rede municipal estão sendo repaginadas, revitalizadas para atrair esse público tão exigente. E ao depararem-se com literatura de qualidade, inclusive com alguns livros que eles mesmo sugeriram, os alunos encontram um ambiente convidativo para a leitura.

Mas o escopo principal do “Minhas leituras, minhas memórias” está na distribuição de livros aos estudantes, que devem ser entregues nas escolas até o final de 2021. Em 2022, todos os professores de Língua Portuguesa realizarão atividades utilizando as obras, que na sequência farão parte do acervo pessoal dos alunos.

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Fonte: G1 SC

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