CREA SC

Cuidar de quem cuida: Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem reflete sobre importância da profissão

Semana de Enfermagem do Coren leva oficina de estética e coral à Blumenau A data é especial pois presta homenagem aos profissionais que desempenham um papel fundamental na saúde, realizando uma série de tarefas diárias para apoiar a equipe de saúde e garantir o bem-estar de todas as pessoas que necessitam de cuidados.

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 19/05/2023 às 17:56:14


> Semana de Enfermagem do Coren leva oficina de estética e coral à Blumenau

A data é especial pois presta homenagem aos profissionais que desempenham um papel fundamental na saúde, realizando uma série de tarefas diárias para apoiar a equipe de saúde e garantir o bem-estar de todas as pessoas que necessitam de cuidados.

Em rotinas de trabalho intensas, os profissionais que atuam como técnicos de enfermagem realizam muito além dos cuidados técnicos. Eles são responsáveis por ouvir e acolher os pacientes e suas famílias, com a missão de contribuir com o cuidado ao paciente em diversos cenários, seja em hospitais, emergências, unidades básicas de saúde ou até ambientes domiciliares.

Desafios da rotina

A técnica de enfermagem Raquel de Freitas de Oliveira está na linha de frente dos cuidados hospitalares e vive a profissão diariamente. Ela conta que, em seu ambiente de trabalho, presta assistência a todas as demandas necessárias e repassadas através da coordenação de uma enfermeira. Normalmente, a rotina consiste em administrar medicamentos, fazer curativos, atuar com a higiene profissional e os procedimentos técnicos, sempre com foco no bem-estar do paciente.

Raquel comenta que o dia a dia do profissional técnico de enfermagem consiste em turnos de 12 horas de trabalho, que podem dobrar quando são conciliados a dois vínculos. No caso dela, que trabalha paralelamente em dois hospitais, são comuns os plantões de 24 horas em pelo três vezes na semana.

"Precisamos sempre manter um cuidado adequado, eficaz, regado a muito amor ao trabalho, já que a profissão que escolhemos é o cuidar. Também, faz parte da rotina evitar que a exaustão e a sobrecarga de trabalho interfira na nossa assistência ao paciente, que deve sempre ser humanizada, com empatia e técnicas adequadas", reflete.

Raquel ainda comenta que, na rotina de um técnico de enfermagem, é comum passar datas comemorativas longe dos filhos ou familiares, sendo companhia para os pacientes.

"Diante de todos os desafios da nossa profissão, precisamos lutar diariamente pelos nossos direitos, reconhecimento, melhores salários, carga horária adequada e segurança jurídica", finaliza.

Homenagem e valorização

No Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, é muito importante promover ações e debates que reconheçam e valorizem a ação destes profissionais. Também, é um momento para agradecer o cuidado e dedicação na promoção de saúde e alívio do sofrimento.

Daniela Maçaneiro é técnica de enfermagem, com 20 anos de experiência no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) e atua como tesoureira no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). Segundo ela, nesta data dedicada exclusivamente para a profissão, refletir sobre os desafios diários enfrentados pelos técnicos de enfermagem é fundamental.

"Acredito que o maior desafio para a nossa profissão é manter a saúde mental, pois estamos, a cada dia, mais sobrecarregados em nossos serviços. Muitos profissionais são afastados por problemas de saúde, e devido a pouca cobertura nestes casos, acabam desfalcando as equipes, aumentando ainda mais a sobrecarga, afirma.

De acordo com Daniela, os técnicos e auxiliares representam a maior categoria de enfermagem do Estado, com pouco mais de 50 mil profissionais inscritos no Conselho. Devido aos baixos salários, a maioria deles necessita contar com duplo vínculo.

"Além da valorização financeira, quando ocorrem treinamentos, semanas científicas e rodas de conversas, notamos sempre que os técnicos de enfermagem não recebem essa liberação ou mesmo o incentivo para irem participar. Quando os eventos acontecem nos dias de folga, o cansaço é tanto que a maioria nem pensa em ir participar", ressalta Daniela sobre os principais desafios da profissão.

Ela destaca que investir em valorizar essa categoria é fundamental, tanto para a qualidade de vida dos profissionais, quanto para a preservação da qualidade na assistência dos pacientes.

"Somos o coração das instituições de saúde, e com incentivo, com dimensionamento adequado, poderemos ofertar uma qualidade diferenciada aos pacientes e usuários do sistema de saúde. A valorização é importante para a qualidade e segurança do paciente, e com isso, os profissionais trabalham com menos stress, favorecendo a saúde de todos", finaliza.

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl