CREA SC

Catarinense Zilda Arns entra no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 24/04/2023 às 11:22:14

Indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, a médica pediatra e sanitarista atuou no combate à mortalidade infantil e trabalho voluntário. Zilda Arns

Wilson Dias/Agência Brasil

O nome da catarinense Zilda Arns Neumann foi inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria nesta segunda-feira (24). Indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, a médica pediatra e sanitarista atuou no combate à mortalidade infantil e trabalho voluntário.

A decisão de incluir o nome da catarinense foi publicada Diário Oficial da União desta segunda. Ao sancionar a lei, o governo federal, homenageia a humanista a reconhece como uma das mulheres mais atuantes na história da vida pública do país.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, a médica foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Ela morreu em janeiro de 2010, após o terremoto que atingiu o Haiti.

Zilda Arns trabalhou junto às comunidades católicas e treinou voluntários para ensinar mães das camadas mais vulneráveis do país a usar o soro caseiro. O trabalho da catarinense também beneficiou os idosos. Em 2004, ela fundou a Pastoral da Pessoa Idosa.

Empresário desaparecido foi encontrado morto em carro por amigos

Modelo que caiu do prédio no Chile: o que sabe e o que falta saber

Segunda catarinense inserida livro neste ano

Zilda é a segunda catarinense inserida no livro neste ano. Em janeiro, o presidente Lula (PT), reconheceu e aprovou o nome de Antonieta de Barros na escritura.

Primeira deputada negra do Brasil, Antonieta era professora, escritora e jornalista. Ela nasceu em 1901 na antiga Desterro, hoje Florianópolis. Em 1948, um projeto de lei de Antonieta criou o Dia do Professor, com feriado escolar em 15 de outubro, em Santa Catarina.

Antonieta de Barros é inserida no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado em g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl