CREA SC

SC registra por dia quatro casos de importunação sexual; 90% das vítimas são mulheres

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 28/03/2023 às 05:17:17

Dados da SSP mostram registros de 2023 e dos últimos quatro anos, período em que a importunação sexual foi incluída no Código Penal. Realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento é caracterizado como importunação sexual

Tiago Ghizoni/NSC

Apertos indesejados no corpo, atos libidinosos, filmagens indevidas, abraços sem consentimento. Todos são exemplos de casos apontados como importunação sexual, realidade cada vez maior desde que a prática foi enquadrada como crime, em 2018.

Em Santa Catarina, somente em 2023, foram em média 4 denúncias por dia. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram obtidos pela NSC.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Foram 375 casos de importunação sexual denunciados entre 1º de janeiro e 17 de março, sendo 154 (41%) somente no mês de janeiro.

Os números apontam, ainda, que a maioria das vítimas nos últimos quatro anos era mulher. Elas representam 89,33% das denúncias apresentadas entre janeiro de 2019 e março de 2023.

Já em relação à idade, a faixa etária que concentra a maior quantidade são jovens de 12 a 29 anos, com 58,82% dos casos.

Idoso investigado por apertar seios de mulher em SC é indiciado

Médico é preso em flagrante por importunação sexual de paciente de 19 anos em hospital

Homem se masturba em ônibus ao lado de policial fardada e é preso

Suspeito de filmar sem permissão influencer na academia em SC já foi alvo de B.O. por importunação sexual

Cliente é preso após dar tapa na bunda de mulher dentro de supermercado

O que dia a (nova) lei

A lei caracteriza como crime de importunação sexual a realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento. Toques inapropriados ou beijos "roubados", por exemplo, caracterizam o crime.

"Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro", especifica a legislação, que imputa pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Até 2018 o crime era considerado menor, uma contravenção penal. No entanto, com a criação de um delito específico, o no Código Penal foi alterado. Também não há distinção se foi cometido presencialmente ou por meio virtual.

A importunação sexual difere do assédio sexual, que se baseia em uma relação de hierarquia e subordinação entre a vítima e o agressor.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl