CREA SC

Casal denuncia racismo de turistas e funcionários de restaurante em SC: 'Apontou para um macaco'

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 26/01/2023 às 17:20:11

Vítimas lamentaram o ocorrido e registraram boletim de ocorrência contra o estabelecimento: 'Muito constrangidos e incomodados com a situação'. Em vídeo, vítima relata racismo de argentinos e funcionários de restaurante em Balneário Camboriú

Um casal relatou ter sofrido racismo de turistas e funcionários dentro de um restaurante de lanches em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na quarta-feira (25). Um boletim de ocorrência de injúria racial foi registrado contra o estabelecimento na tarde desta quinta-feira (26).

Segundo uma das vítimas, Danielly Machado Sousa da Silva, 26 anos, um grupo de turistas argentinos teria comparado o casal, que lanchava no momento, a imagem de um macaco comendo hambúrguer. O desenho integra o layout do restaurante.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

"Estavam rindo da gente e por algumas vezes chegamos a achar que tivesse algo estranho conosco. Até que um dos adolescentes apontou para nós e para um macaco que estava desenhado na parede", relatou.

Conforme Danielly, ao entender o que havia ocorrido, o casal chamou um dos atendentes para que o estabelecimento tomasse uma atitude em relação ao constrangimento que estavam passando dentro do restaurante.

Lula sanciona lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo

Os funcionários, no entanto, teriam pedido ao casal para que relevassem a agressão.

"O garçom, ao dirigir a palavra para nós, fez movimentos com as mãos pedindo calma e fazendo o som de "xiuuu" (silêncio) com a boca, falando que não era motivo para [o casal] se comportar daquela forma", contou.

Danielly relatou que o garçom que pediu silêncio ao casal justificou que a injúria racial era praticada por um grupo era de adolescentes, por isso, deveriam relevar.

"Ele, homem branco, disse que sabia o que estávamos passando e diminuiu o acontecimento falando para relevar. Ficamos muito constrangidos e incomodados com a situação", relatou.

Nas redes sociais, o marido de Danielly, Ricardo Oliveira dos Santos, 28 anos, relatou que o casal chegou a falar que chamaria a polícia, momento em que uma das mulheres foi até a mesa e pediu desculpas pela atitude dos adolescentes (assista no vídeo acima).

"Em nenhum momento os representantes do local se dirigiram aos responsáveis dos adolescentes. Nenhum pedido de desculpa havia sido proferido por parte da família ou da empresa, até que o meu esposo disse, em tom mais alto, que chamaria a polícia", lamentou Danielly.

O casal não chegou a acionar a Polícia Militar. Segundo a vítima, ela não conseguiu pegar o celular para gravar o que estava acontecendo, porque ficou "sem senso”. "Eu não estava acreditando que estava passando por aquilo", contou.

O episódio ocorreu no restaurante Sabor Tropical, no centro de Balneário Camboriú. O g1 SC procurou o estabelecimento, que não deu retorno até a última atualização desta matéria.

Além disso, conforme as vítimas, eles insistiram em conversar com o responsável pelo estabelecimento, da qual eram clientes, mas foram ignoradas pela pessoa que se apresentou como supervisora.

"Só fez som de concordância e mudou de assunto e mais uma vez fomos surpreendidos com o posicionamento da equipe que agiu com completo descaso", disse.

A reportagem procurou a Polícia Civil para saber se um inquérito para investigar o caso será aberto, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado em g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl