RADIO

Defensoria Pública de SC atende 31 catarinenses presos por atos golpistas em Brasília

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 17/01/2023 às 15:25:11

Grupo recebeu auxílio jurídico e individual da instituição. Total de detidos entre nascidos ou moradores do estado não foi informado. Bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília

JOEDSON ALVES/ANADOLU AGENCY VIA GETTY IMAGES

A Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE-SC) informou que atendeu, até esta terça-feira (17), um total de 31 presos nascidos ou moradores do Estado que foram presos pelos atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro. O grupo recebeu auxílio jurídico e individual da instituição.

Segundo o órgão, quatro defensores foram designados para acompanhar a situação dos presos catarinenses. A portaria atende a uma solicitação encaminhada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por determinação do governador Jorginho Mello.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O número total de catarinenses presos por conta da invasão não foi divulgado, assim como a identidade dos detidos assistidos pela Defensoria Pública.

Ainda segundo a DPE-SC, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege) convocou em 12 de janeiro as entidades estaduais para auxiliar nos trabalhos na Defensoria Pública do União (DPU).

Catarinenses presos

Dos catarinenses presos, ao menos quatro já foram identificados. Uma delas é a vereadora de Bom Jesus, no Oeste catarinense. Odete Correa de Oliveira Paliano (PL), é a única política com mandato presa pelos atos golpistas.

Fabiano da Silva, suplente de vereador em Itajaí, no Litoral Norte, também está entre os 15 políticos detidos. O ex-candidato a deputado estadual Oziel Lara dos Santos de Jaraguá do Sul, no Norte, também está foi preso.

Bolsonarista filmada dentro do Planalto dizendo que ia 'pegar Xandão' foi condenada

Empresário de SC é apontado como um dos financiadores dos atos golpistas

Veja quem é o CAC de Blumenau investigado por financiar ato

Unidade da Defensoria Pública de Santa Catarina

John Pacheco/g1

Invasão

Bolsonaristas terroristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo (8). Objetos foram destruídos, gabinetes de autoridades invadidos, documentos rasgados e armas foram roubadas. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

O prejuízo ao patrimônio público está calculado em ao menos R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados, que junto com o Senado Federal compõe o Congresso Nacional.

Veja passo a passo dos atos terroristas de bolsonaristas radicais contra Congresso, Planalto e STF

Guilherme Gomes/g1

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl