CREA SC

Balneário Camboriú tem quinta semana seguida com Praia Central imprópria para banho, aponta IMA

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 29/12/2022 às 07:33:12

Mau tempo têm impactado resultado da balneabilidade em todo estado, segundo Instituto do Meio Ambiente. Município contestou a análise e também afirmou situação ocorre pois por conta da chuva. Praia Central de Balneário Camboriú

Prefeitura de Balnário Camboriú/Divulgação

A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, está imprópria para banho pela quinta semana consecutiva, segundo relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgado no início da noite de quarta-feira (28). O órgão afirmou que as chuvas têm impactado no resultado da balneabilidade em todo o estado.

Ao todo, 10 pontos ao longo da orla são analisados pelo órgão ambiental. Desde 11 de novembro os pontos não são recomendáveis para o banho (leia mais abaixo como é feita a análise).

Procurado pelo g1 SC, o diretor-geral da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, Douglas Beber, contestou a análise, afirmou que a praia está própria para o banho e destacou que a situação ocorre pois por conta das fortes chuvas.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O IMA segue a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que formula uma série de regras sobre como os exames devem.

"A questão do impróprio é pelo fato do IMA fazer a coleta em duas semanas seguidas de chuvas fortes. A resolução do Conama determina que as coletas sejam feitas com o maior número possível de pessoas na praia, inclusive. A própria resolução afirma que as chuvas deterioram as águas do mar", afirmou.

Em comunicado, o IMA também pontou que "o fator chuvas torrenciais, que foge ao controle humano, continua impactando nos resultados de balneabilidade de muitas praias". O órgão, no entanto, afirmou que a responsabilidade quanto ao saneamento, seja através de coleta e tratamento dos efluentes domésticos, é de responsabilidade municipal.

"Portanto, reclamações quanto a chegada de materiais contaminados com odores característicos ao mar, devem ser imediatamente denunciados à Vigilância Sanitária do município", afirmou.

Praia Central de Balneário Camboriú tem todos os pontos impróprios para banho, segundo IMA

Reprodução/IMA

Este é o sexto relatório de balneabilidade da temporada do IMA. A entidade normalmente divulga as análises às sextas, mas adiantou as informações dois dias.

Veja 10 curiosidades sobre o prédio mais alto do país

Cidade projeta aumento de 15% de turistas nesta temporada

Medição

Segundo o IMA, o Conama determina se um local está próprio ou impróprio para banho dependendo da quantidade da bactéria Escherichia coli, encontrado no intestino humano e de outros animais, em 100 mililitros de água.

A coleta do IMA é feita uma vez por semana, entre novembro e março, sempre no mesmo dia da semana e em horário próximo, conforme o instituto.

Impróprio, quando no trecho avaliado for verificada uma das seguintes ocorrências: não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias; quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

De acordo com o IMA, um local é considerado Próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Impróprio e próprio para banho

Com a obra de alargamento, que terminou no fim de 2021, a faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros. Segundo a prefeitura, o engordamento permitiu, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.

Balneabilidade no Estado

Praia Central

De acordo com as análises, 128 dos 237 locais avaliados do litoral catarinense estão impróprios para o banho, o que representa 54%. Em Florianópolis, 34 dos 87 pontos onde há coleta estão em condições de receber os banhistas, o que representa 39,08%.

Além da Capital, outros 26 municípios litorâneos são monitorados nos relatórios semanais do IMA, englobando mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do Estado.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl