CREA SC

Justiça de SC anula processo que pedia multa de R$ 15 mil contra Beto Carrero por anúncio com incentivo de abstenção petista

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 10/11/2022 às 16:30:13

Procedimento solicitado pelo Psol parar apurar denúncias foi aberto após parque oferecer desconto para abstenções petistas no segundo turno das eleições. Anúncio de promoção no horário da votação

Redes sociais/ Reprodução

A Justiça de Santa Catarina extinguiu o processo conta Beto Carrero World que pedia multa de R$ 15 mil por propaganda eleitoral irregular e abuso de poder econômico após o parque divulgar desconto de 25% para o público que fosse de vermelho no dia e no horário em que ocorria o segundo turno das eleições.

Após a repercussão, o parque apagou a publicação e alegou que a iniciativa seria uma 'piada' (leia mais abaixo)

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A decisão, a qual o g1 SC teve acesso nesta quinta-feira (10), considerou o fim das eleições e levou em conta que o pagamento do valor não foi um pedido do Psol, responsável pela denúncia, mas da própria Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O partido pedia apenas que a empresa apagasse postagens de cunho eleitoral.

"Verifica-se que o partido político representante não formulou qualquer pedido de aplicação de multa pela divulgação de propaganda eleitoral irregular. Com efeito, a leitura da petição inicial revela que o pedido formulado pelo partido político representante diz respeito, unicamente, à remoção da propaganda eleitoral questionada", destaca a decisão da Justiça.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) também defende que o pedido de remoção dos conteúdos fica prejudicado, tendo em vista que a eleição ocorreu antes da decisão, de 4 de novembro.

Beto Carrero pede desculpas e apaga post após promoção

MPE investiga Beto Carrero por propaganda irregular

PT pede à PGR para investigar Beto Carrero após anúncio

Questionado pelo g1, o Psol em Santa Catarina afirmou, por meio de assessoria, que não pretende recorrer da decisão, embora lamente a anulação.

"A petição inicial solicitava a exclusão das postagens e a não veiculação de novas com conteúdo semelhante, o que foi atendido. O fato político, importante nestas circunstâncias, também foi criado. Teve repercussão nacional", declarou o partido.

De acordo com a Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF), restam a investigação da Procuradoria Geral Eleitoral, em Brasília, e o inquérito da Polícia Federal. A reportagem tentou contato com os órgãos, mas não teve retorno até a última atualização da matéria.

Beto Carrero faz comunicado sobre publicação de desconto para quem usar vermelho.

Rede Sociail/Divulgação

Relembre

A promoção foi anunciada em 26 de outubro, em uma rede social, dias antes do segundo turno das eleições presidenciais. O parque prometeu um passaporte promocional com o nome 'Para Todos', com as iniciais destacadas, fazendo alusão ao PT.

A publicação dizia ainda que a promoção era válida para "o amigo que não gosta de verde e amarelo". A regra para o desconto era chegar ao local antes das 8h e sair depois das 17h – horário da votação. O desconto valia apenas para o domingo de eleições (30).

Segundo o Código Eleitoral, o voto é obrigatório no Brasil. Especialista procurada pelo g1, alega que a promoção é irregular e configura crime eleitoral. Para o advogado Paulo Fretta, membro da Comissão de Assuntos Eleitorais da OAB de Santa Catarina, a promoção é irregular e configura crime eleitoral.

"A compra de voto pode ser configurada, não só com a oferta de dinheiro, mas também presentes e qualquer favorecimento. O crime pode ser punido com até quatro anos de prisão e pagamento de multa", destacou Fretta.

O que diz o parque

Após as denúncias e repercussão do caso, o Beto Carrero apagou a publicação e pediu desculpas.

"Muita gente não entendeu a piada, não abrimos o parque antes das 8h ou controlamos o horário de entrada e saída. Todos são muito bem-vindos aqui, independente do horário ou da cor da camisa. O Beto Carrero World vem pedir desculpas publicamente pelo mal-entendido. Antes ou depois de vir se divertir vá exercer o seu direito de votar. Pense no futuro do Brasil", disse o parque em nota.

Além da promoção alvo de denúncias, o parque havia feito um anúncio em que oferecia 25% de desconto a quem fosse ao local com a camiseta verde e amarela. Na legenda, no entanto, disse que era em referência a Copa do Mundo. A promoção foi mantida

O que disse o PT

A Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Alckmin, entrou nesta quinta-feira (27/10) com uma notícia-crime junto à Procuradoria-Geral Eleitoral, apontando crime eleitoral na conduta do responsável pela empresa Beto Carrero World, que ofereceu vantagem (desconto de 25%) para conseguir abstenção do eleitorado do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva no próximo domingo (30/10), dia do segundo turno das eleições.

Em sua conta no Instagram, a empresa oferece promoção às pessoas que forem ao parque no dia das eleições usando roupa vermelha — mas desde que entrem antes das 8h e saiam após às 17h — o que resultaria no não comparecimento às urnas.

A vantagem oferecida é um desconto de 25% no valor do "Passaporte para Todos" - a propaganda ressalta as iniciais das palavras de forma a remeter ao Partido dos Trabalhadores. "É certo que a empresa Beto Carrero World almeja impedir o comparecimento de pessoas no dia de votação a partir da realização de promoção no passaporte para entrada do parque", afirma o documento enviado à Procuradoria-Geral Eleitoral.

Poucos dias atrás, a Beto Carrero World havia feito uma promoção para quem fosse vestido "de verde e amarelo", em referência a eleitores do candidato Jair Bolsonaro.

O Código Eleitoral, em seu artigo 299, diz que é crime: "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita".

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

r

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl