CREA SC

Oktoberfest 2022 encerra em SC com foco na sustentabilidade e 100% do lixo reaproveitado

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 23/10/2022 às 06:22:13

Mais de 3 milhões de embalagens de copos plásticos e embalagens vão virar combustível para indústria do cimento. Maior festa alemã das Américas termina neste domingo (23) em Blumenau. Oktoberfest reforça compromisso com sustentabilidade

Quando a última luz for apagada na noite deste domingo (23) na Vila Germânica, em Blumenau, marcando o fim da Oktoberfest 2022, um trabalho silencioso vai começar para terminar de recolher e dar a destinação sustentável a todos os copos plásticos e embalagens de papel usadas nos itens de alimentação.

São quase 3 milhões de objetos que não serão despejados em aterros sanitários nesta que é considerada a Oktoberfest mais sustentável de todos os tempos.

A medida integra o Plano de Sustentabilidade da festa, que pela primeira vez em 38 anos de evento, contempla todo os resíduos gerados na celebração, que iniciou em 5 de outubro e recebeu mais de 500 mil visitantes.

PROGRAMAÇÃO: Último dia tem escolha da rainha, shows e eventos gratuitos

Oktoberfest Blumenau tem maior média de público em 7 anos

O que você precisa saber antes de ir para a Oktoberfest

"É a primeira vez que a Oktoberfest tem um plano completo de sustentabilidade. Com o grupo compenetrado há 10 meses, com engenheiros florestais, ambientais e comunicação", afirmou a diretora-técnica do plano, Adriene Carlotto.

Toda noite, quando a música acaba, o público vai embora e a Vila Germânica é fechada. Neste instante, outra etapa começa nos bastidores da festa alemã.

"Estamos falando de mais de 2,5 milhões de copos plásticos, mais de 500 mil embalagens de materiais somente da gastronomia, que vão ser coprocessados através da blendagem", completou.

Máquina transforma copos e embalagens da Oktoberfest de Blumenau em combustível para a indústria de cimento

Reprodução/TV Globo

Esse procedimento ocorre dentro de uma máquina, que separa, tritura e transforma o lixo no chamado CDR, ou combustível derivado de resíduo. Depois, o material é aproveitado por uma fábrica de cimento.

"É um combustível de qualidade, tanto que ele substitui outros combustíveis. Vai para uma indústria de cimento, então ele é utilizado no forno da indústria para queima e geração de energia para alimentar o processo industrial", explicou o diretor de operações Hanokh Yamagishi.

Blumenau também está plantando 4 mil mudas de árvores nativas para compensar parte do gás carbônico emitido na última Oktoberfest.

A ideia é que, daqui para frente, tudo isso entre pra lista de tradições da festa. "Esse plano veio para ficar. Nós esperamos, com isso, levar um legado às futuras gerações não só da nossa cidade, mas de Santa Catarina e do Brasil", afirmou o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel.

Muda plantada para compensar gás carbônico emitido na Oktoberfest de Blumenau

Reprodução/TV Globo

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Saiba tudo sobre a maior festa alemã das Américas no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl