CREA SC

Início da obra de alargamento da areia em Balneário Camboriú completa 1 ano; relembre etapas

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 23/08/2022 às 05:28:15

Draga usada no transporte da jazida à orla chegava à cidade há 12 meses. Faixa de areia aumentou de 25 para 70 metros. Draga que vai atuou no alargamento da areia da Praia Central, no dia que chegou a Balneário Camboriú

Há 12 meses, a draga que marcou o início da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense, chegava à cidade, em um domingo. A embarcação foi responsável foi levar areia de uma jazida até a orla. No total, os trabalhos duraram um pouco mais de três meses e transformaram a paisagem na praia.

Apesar de que houve uma etapa anterior à chegada da draga, em que foi montada a tubulação que levou a areia da jazida à orla, a embarcação foi o símbolo do início do trabalho mais visível da obra. Ela chegou a Balneário Camboriú em 22 de agosto de 2021.

LEIA TAMBÉM:

VOCÊ VIU? Relembre atolados na areia, tubarões e outros pontos da obra

INÍCIO: Começa etapa de transporte da areia para orla

COMO FICOU: Veja vídeo de drone

Com a obra de alargamento, a faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros. Segundo a prefeitura, o engordamento permitiu, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.

Relembre abaixo todas as fases até que o alargamento total da praia.

Montagem da tubulação

Antes da chegada da draga, foi feita a montagem da tubulação. Conforme a prefeitura, ela consistiu de 360 tubos de 6 toneladas cada um. Eles foram espalhados pela praia e soldados até terem uma extensão de 2,2 quilômetros.

Tubulação no mar da Praia Central, em Balneário Camboriú, para obra de alargamento da faixa de areia

Kattiúcia Villain/Divulgação

Depois, o tubo foi levado para o mar para que pudesse ser conectado à draga. Essa etapa terminou cerca de 15 dias antes da chegada da embarcação. No total, 440 tubos de 12 metros cada foram utilizados nos trabalhos.

Funcionário solda tubulação em Balneário Camboriú em março

PMBC/Divulgação

Draga

No próprio dia 22 de agosto, começaram os trabalhos com a draga, chamada de Galileo Galilei. Ela retirava areia de uma jazida, que fica a 15 quilômetros da costa, e a armazenava em uma cisterna dentro da embarcação.

Areia chega à orla da Praia Central em Balneário Camboriú, em obra de alargamento

Depois, a draga fazia o transporte da areia até 2,2 quilômetros da praia. Em seguida, os trabalhadores encaixavam na embarcação a tubulação que foi colocada no mar para a obra, na etapa anterior. Através desse tubo, a draga levava a areia da cisterna até a orla, junto com água do mar.

Ao final da tubulação, esse material chega à Praia Central. A água do mar escorre e máquinas moldam a areia de forma a fazer o alargamento.

Areia chega à orla da Praia Central, em Balneário Camboriú, durante obra de alargamento

Isaac Orcino/Divulgação

O município explicou que o preenchimento da faixa de areia começou em 22 de agosto de 2021 em frente à Rua 3700 e foi feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público.

Depois de terminado esse lado da praia, os trabalhos continuaram em direção ao Centro, até a altura da Rua 2200. Após essa etapa, a próxima área foi o Pontal Norte, até completar toda a extensão da Praia Central.

Tubulação encaixada à draga que faz transporte da areia na obra de alargamento da Praia Central, em Balneário Camboriú

Kattiúcia Villain/Divulgação

Processo de alargamento de praia em Balneário Camboriú (SC)

Durante essa etapa, uma mulher ficou atolada em uma parte da obra. Segundo a prefeitura, a área era restrita e estava sinalizada, pois o trabalho de finalização não havia sido concluído. A mulher, que não se feriu, ficou presa por uma das pernas e precisou ser resgatada por um guarda-vidas (veja vídeo abaixo).

Mulher atola em área interditada da megaobra de alargamento em Balneário Camboriú

Termina etapa com draga

A etapa com a draga terminou em 31 de outubro. Às 14h daquele dia, a tripulação da draga Galileo Galilei fez uma cerimônia de despedida. A embarcação fez um movimento conhecido como rainbow, em que jatos de água são jogados para cima enquanto a draga gira. A celebração pôde ser vista da Praia Central.

Draga faz celebração de despedida após atuação em obra de alargamento em Balneário Camboriú

Element Films/Divulgação

Desmonte da tubulação

Em 9 de novembro, começou a retirada dos tubos utilizados. A tubulação foi tirada por carretas carregadas no canteiro de obras, localizado na região norte da faixa de areia, e escoltadas até a BR-101.

Tubos são retirados da praia de Balneário Camboriú

PMF/Divulgação

Em paralelo, ao longo da Praia Central, a empresa responsável fez o trabalho de terraplanagem em algumas áreas.

Fim dos trabalhos

A obra terminou em 3 de dezembro. Com isso, toda a orla ficou disponível aos banhistas. A largura da praia foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros.

Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 1º de dezembro

Element Films/Divulgação

Para o futuro, estão previstas obras no calçadão da Avenida Atlântica, rua em frente à faixa de areia, e o plantio de vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra.

Infográfico mostra detalhes da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú

Ben Ami Scopinho/Arte

Veja o antes e depois da obra

Vídeo mostra como era Balneário Camboriú antes do alargamento da faixa de areia

Alargamento no Molhe da Barra Sul, na Praia Grande de Balneário Camobriú

Secom/Balenário Camboriú

Imagens mostram início do alargamento e conclusão da obra em trecho da Praia Grande

Secom Balneário Camboriú/Divulgação

Imagens foram feitas em 31 de dezembro de 2019 e 7 de julho de 2021, respectivamente.

Fabiano Correia/NSC TV e Prefeitura Balneário Camboriú/Reprodução

Imagens de drone mostram obra de alargamento em Balneário Camboriú

Acontecimentos durante a obra

Aparição de conchas

Logo após o início dos trabalhos com a draga, centenas de conchas apareceram na orla da Praia Central. Uma moradora, que também é fotógrafa, registrou o caso em 25 de agosto. As conchas foram encontradas em uma área de obras, à época, no trecho da Barra Sul (veja no vídeo abaixo).

Conchas chamam atenção durante obra de alargamento de praia em Balneário Camboriú

Atolados na areia

Três pessoas foram resgatadas após ficarem "atoladas" em uma parte da obra de alargamento da faixa de areia em 31 de outubro. Uma semana antes, outras duas moradoras também precisaram do auxílio de guarda-vidas depois de ficarem presas na areia mole.

Homem fica atolado em área de alargamento de Balneário Camboriú

A área não estava liberada para uso dos moradores, pois o serviço no local ainda não estava finalizado. Ao g1, a empresa responsável pela obra destacou que o espaço estava sinalizado e cercado.

Tubarões aparecem na orla

A Prefeitura de Balneário de Camboriú monitora o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central. Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam naquela região já era esperada.

Tubarão aparece em praia de Balneário Camboriú (SC)

Depois de 30 aparições de tubarões em Balneário Camboriú, de agosto a outubro, os animais deixaram de ser vistos na orla. No mês de novembro, segundo o professor Jules Soto, pesquisador e curador do Museu Oceanográfico Univali, não houve registros.

Personagens

Supervisor de alargamento de praia de Balneário Camboriú fala sobre desafios da obra: 'Qualquer falha pode custar uma vida'

'Ficou tão grande que quase nem dá pra ver o mar', diz moradora sobre alargamento em Balneário Camboriú

Quiosques e restaurantes de Balneário Camboriú relatam maior movimentação de pessoas com obra de alargamento

VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl