CREA SC

Vereador vítima de injúria racial em SC fala sobre trauma e investigação: 'Pessoa será achada'

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 03/07/2022 às 12:42:14

Antônio Carlos da Silveira Júnior foi atacado enquanto a sessão da Câmara de São José era transmitida pela internet. Antonio Carlos Da Silveira Junior atua em São José (SC)

Tiago Ghizoni/ NSC

O vereador Antônio Carlos da Silveira Júnior, que foi vítima de injúria racial em junho deste ano durante uma sessão da Câmara de São José, na Grande Florianópolis, ainda se recupera dos ataques.

"Toninho", como é conhecido, defendia um projeto de lei quando foi chamado de "macaco" no chat do YouTube, onde a sessão era transmitida ao vivo. Ele é o único negro do Plenário.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O político conta que teve crise de ansiedade após a sessão, e precisou de atendimento hospitalar, mas que não vai deixar impune a agressão.

"Não é só se esconder atrás do computador para fazer qualquer agressão. A pessoa será achada, sim", afirmou.

A Polícia Civil disse que está investigando o caso, mas não repassou detalhes. Segundo o delegado Arthur Loppes, responsável pelo caso, a apuração deve ser finalizada dentro de um mês.

LEIA MAIS:

Único deputado estadual registrado como negro em SC se reconhece como branco

Apenas 41 pessoas pretas ocupam cargos de vereador em 295 cidades de SC

Segundo Toninho, a conta que realizou o ataque foi identificada pela equipe de tecnologia da Câmara de Vereadores, mas está fora do ar. A desconfiança é de que o perfil seja falso, o que não impede a identificação de quem o criou.

"As pessoas precisam entender que não é só se esconder atrás do computador que não serão achadas. Eu vou até o fim. Essa pessoa que me agrediu vai servir de exemplo para que outras não saiam agredindo desenfreadamente nas redes sociais", salientou.

Entenda o caso

Vereadores negros eleitos em SC contam sobre os desafios pós pleito

Tiago Ghizoni/ NSC

O vereador defendia um projeto de lei sobre a prioridade de vagas e matrículas à crianças e adolescentes com qualquer deficiência física e/ou cognitiva no momento que sofreu os ataques.

Nos comentários da transmissão pelo YouTube, um perfil teria feito um comentário com três figurinhas de macaco e dois de palminha enquanto o político falava. Pelas redes sociais, Toninho se manifestou após a sessão.

"Hoje, pela primeira vez dentro da Câmara Municipal de São José, recebi um ataque racista enquanto manifestava sobre um projeto de lei nosso".

Em nota, o Legislativo disse que repudia qualquer manifestação racista e que defende a igualdade de raça.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl