CREA SC

Conheça baleeira, embarcação do litoral usada na pesca que ganhou data de comemorativa em Florianópolis

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 03/07/2022 às 08:40:15

Após a sanção da lei pela prefeitura na terça-feira (28), 18 de novembro passou a ser o "Dia Municipal da Baleeira" na Capital. 18 de dezembro passa a ser comemorado em Florianópolis como o Dia Municipal da Baleeira

Cristina Gallo/Projeto Baleeiras da Ilha

Rústica, valente e bela: é assim que pescadores descrevem a baleeira, uma embarcação típica do litoral catarinense usada na pesca e no turísmo. Feita de madeira, com um casco arredondado e com táboas que se sobrepõem, imitando escamas, a baleeira ganhou uma data comemorativa em Florianópolis. Após a sanção da lei pela prefeitura na terça-feira (28), 18 de novembro passou a ser o "Dia Municipal da Baleeira" na Capital.

A proposta da lei que criou a data comemorativa partiu da equipe do projeto Baleeiras da Ilha e foi apresentada como projeto de lei pelo vereador Afrânio Boppré no início do ano. Segundo Luciano Luiz Dias, técnico em construção naval e membro da equipe do projeto, a data foi a forma que o grupo encontrou para reconhecer o valor cultural da embarcação.

O formato da embarcação e o modo de construção faz a baleeira ser veloz e fácil de manobrar. A segurança ao navegar é também um diferencial, tanto para pescaria como para passeio. Na atualidade, ela segue sendo utilizada para a pesca artesanal, profissional ou amadora, além de transportar passageiros.

Baleeira em Florianópolis

Cristina Gallo/Projeto Baleeiras da Ilha

Apesar da função, a continuidade da cultura pode estar em risco. Ela já não é mais construída, pois utiliza madeiras que não podem mais ser extraídas por serem protegidas pela legislação ambiental. Além disso, os métodos de construção da baleeira estão preservados apenas na memória de mestres artesãos.

"As madeiras usadas na construção das baleeiras são a Peroba, Canela, Cedro, e a Araucária. Lembrando que a Araucária, pinheiro que da o pinhão, foi uma das primeiras madeiras a deixar se ser usada por serem protegidas ambientalmente por leis nacionais", afirmou Dias.

Segundo um levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2015, em Florianópolis havia 100 baleeiras. No estado, o número chegava a 280.

Baleeira em Florianópolis, Capital de Santa Catarina

Cristina Gallo/Baleeiras da Ilha

LEIA TAMBÉM:

Mural em homenagem a Antonieta de Barros é inaugurado no Centro

Benzedeira mais jovem de Florianópolis fala sobre a tradição

Data

O dia 18 de dezembro foi escolhido para comemorar o Dia da Baleeira em homenagem ao nascimento, em 1929, de Alécio Heidenreich, tradicional construtor de baleeiras do Ribeirão da Ilha, no Sul da Capital. Falecido em 18 de março de 2022, aos 93 anos, ele construiu cerca de 80 baleeiras.

Além de preservar a embarcação como grande patrimônio material da Capital, ilhéu,a data busca o reconhecimento pelo trabalho de carpintaria naval e a arte dos mestres baleeiros.

Em 2015, Iphan realizou pesquisa que indicava existência de 100 embarcações na Capital

Cristina Gallo/Projeto Baleeiras da Ilha

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl