CREA SC

Conselho da UFSC elege lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor da universidade

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 02/05/2022 às 18:05:19

Semana passada, comunidade acadêmica elegeu Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos. Lista com três nomes para cada cargo será enviada ao governo federal. UFSC faz reunião do Conselho Universitário para constituição da lista tríplice da reitoria

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) elegeu nesta segunda-feira (2) a lista tríplice com os nomes para os cargos de reitor e vice-reitor da instituição. Em consulta informal à comunidade, na semana passada, foram escolhidos Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice.

Na terça (3), a lista do Conselho será enviada ao Ministério da Educação (MEC), informou a UFSC. O mandato da atual gestão, formada pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar e pela vice-reitora Cátia Regina de Carvalho Pinto, vai até 3 de julho. Não há data de quando o reitor será escolhido. O g1 entrou em contato com o MEC e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A lei 9.192, de 1995, define que o presidente da República escolherá como reitor e vice-reitor de universidades federais nomes escolhidos em lista tríplice, elaborada pelo "respectivo colegiado máximo". A lei não estabelece, entre os três, quem deve ser escolhido.

Na eleição desta segunda, votaram 62 conselheiros, segundo a universidade. Para o cargo de reitor, os nomes da lista tríplice foram o do professor Irineu, com 35 votos, e das professoras Dilceane Carraro e Miriam Furtado Hartung, com 11 votos cada. Para vice-reitor, a professora Joana Célia dos Passos recebeu 37 votos e os professores Jacques Mick e Miriam Pillar Grossi tiveram 11 votos cada um.

Reunião do Conselho Universitário da UFSC

Mayra Cajueiro Warren e João Eduardo Cardoso Pinheiro/Agecom/UFSC/Divulgação

Além dos professores que foram para a lista tríplice, Luiz Felipe Ferreira recebeu três votos para reitor e Rafael Ary, um voto para vice-reitor. Na votação dos dois cargos, houve dois votos nulos.

A consulta informal, da qual participaram professores, alunos e servidores técnico-administrativos em educação da UFSC, ocorreu em 26 de abril.

Prédio da reitoria da UFSC no campus de Florianópolis

Divulgação/UFSC

Em 2019, uma polêmica foi registrada no Oeste catarinense por causa da lista tríplice. Na época, o presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu como reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Marcelo Recktenvald, que havia ficado em terceiro lugar na consulta pública. O prédio da reitoria, localizado em Chapecó, chegou a ser ocupado por estudantes em protesto. Apesar da polêmica, Recktenvald foi nomeado pelo MEC e tomou posse como reitor da UFFS.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl