CREA SC

Cobra reage e biólogo quase é mordido na genitália durante captura em SC; VÍDEO

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 08/04/2022 às 06:42:19

Réptil estava em jardim de casa de Jaraguá do Sul. Profissional afirma que caninana estava agitada e depois foi ferido na mão pelo animal. Serpente quase morde biólogo nas partes íntimas em Jaraguá do Sul

Um biólogo foi quase mordido na genitália enquanto capturava uma serpente caninana em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense (veja o vídeo acima). O réptil estava no jardim de uma casa. Christian Raboch contou que o animal estava agitado e acabou mordendo a mão dele, momento que não foi filmado no vídeo.

"Eu fui ali, retirei a serpente pela cauda. Só que ela estava bem agitada, talvez estava meio estressada, até por conta de pegar o animal e manusear. Uma defesa dela é acabar mordendo. Então ela acaba mordendo ali minha camiseta", contou.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

A gravação foi publicada nas redes sociais do biólogo na quinta-feira (7). Raboch, que trabalha na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), relatou que o atendimento ocorreu no final de março.

"Essa caninana entrou em uma residência, ali no jardim, e as pessoas ficaram com medo e chamaram a gente [Fujama]. Ela estava ali embaixo de uns galhos de árvore que estavam na residência e as pessoas queriam retirar porque tinha cachorro, porque as pessoas tinham medo da serpente, por mais que ela não tenha peçonha", explicou o biólogo.

O réptil, porém, continuou agitado e realmente feriu o biólogo. "Na imagem, mostra que ela só mordeu a camiseta. Depois, ela até acabou mordendo a minha mão um pouco, mas acho que a câmera não pegou", relatou.

Serpente quase morde biólogo nas partes íntimas em Jaraguá do Sul

Reprodução/Christian Raboch

Após a captura, a serpente foi retirada do local e solta em uma área conservada, conforme o biólogo. A caninana é da espécie Spilotes pullatus.

O que fazer em caso de picada?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

o local da picada deve ser lavado com água e sabão;

a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190).

em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl