CREA SC

Buscas aéreas por avião do empresário de SC que desapareceu na Argentina são interrompidas por causa do tempo

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 07/04/2022 às 16:36:20

Condições climáticas chuvosas são desfavoráveis à procura. Aeronave tinha como destino a cidade de Trelew, no Sul argentino, mas parou de se comunicar com a base aérea do país no meio do percurso. Antônio Ramos e Mário Pinho

Reprodução/Redes Sociais

As buscas aéreas pelo avião com três ocupantes brasileiros que desapareceu na Argentina foram interrompidas na tarde desta quinta-feira (7) por causa do mau tempo, segundo o órgão que controla o tráfego aéreo argentino, a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA). A procura por terra e mar, porém, continua.

Os três brasileiros estavam a bordo do avião do empresário Antônio Carlos Castro Ramos, de Florianópolis. Eles saíram na quarta-feira (6) do aeroporto de El Calafate, na região da Patagônia, no período da manhã. O grupo tinha como destino a cidade de Trelew, no Sul argentino, mas parou de se comunicar com a base aérea do país no meio do percurso (veja a imagem abaixo).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Conforme a EANA, um voo de reconhecimento operado pela Força Aérea Argentina confirmou a interrupção ao menos das buscas pelo ar. As autoridades locais mantêm os trabalhos terrestres com a Defesa Civil e no mar com a Prefeitura Naval Argentina, autoridade marítima no país.

Até a tarde desta quinta, as autoridades à frente das buscas não haviam comunicado o que pode ter ocorrido com o avião.

Desaparecimento

Na metade do trajeto, os três ocupantes fizeram contato com o transporte aéreo de Comodoro Rivadavia. Conforme a EANA, é nessa região que se concentram as buscas pelos brasileiros.

Antônio Carlos Castro Ramos, dono do avião e empresário, pilotava a aeronave. Também estava na aeronave os amigos Mário Pinho, advogado, e Gian Carlos Nercolini, médico. Após a notícia do desaparecimento, a família de Ramos saiu de Florianópolis nesta quinta-feira (7) para acompanhar as buscas.

Avião com três brasileiros desapareceu na Argentina na quarta-feira (6)

Ben Ami Scopinho/ NSC

De acordo com o jornal argentino Clarin, os brasileiros passaram o final de semana junto com outros amigos na cidade Chubut, onde participaram de uma festa pelo aniversário de um aeroclube local. Quando saíram de El Calafate, outras duas aeronaves também decolaram juntas e chegaram ao destino final, que era Puerto Madryn.

O jornal argentino também informou que, durante o dia, houve fortes tempestades na região em que a aeronave desapareceu, com chuvas que, em pouco tempo, ultrapassaram os 40 milímetros. A Empresa Argentina de Navegação Aérea afirmou que as condições meteorológicas eram desfavoráveis.

A aeronave que desapareceu no radar argentino é modelo RV-10 e foi fabricada em 2016. O avião pesa 1.224 kg e tem capacidade para três pessoas. O número de serie é o FVE-2182, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Modelo do avião que desapareceu na Argentina

Wagner Eduardo/JetPhotos

LEIA TAMBÉM:

AVIÃO DESAPARECIDO: O que se sabe e o que falta saber

QUEM SÃO OS BRASILEIROS: Aeronave é empresário de Florianópolis

Buscas

O equipamento que auxiliaria na localização da aeronave não foi ativado até as 7h50 desta quinta-feira (7), segundo o órgão que controla o trânsito de aviões no país. O aparelho é um transmissor localizador de emergência (ELT, na sigla em inglês), que costuma ser acionado pelo impacto de uma eventual queda de aeronaves.

Ele também pode ser ativado manualmente pelo piloto e é requisitado pelo Anac em aeronaves civis, como é o caso do avião brasileiro.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl