RADIO

História, cultura e um legado

Civilizações, povos e nações são lembradas por suas culturas, histórias e legados, quando isso é perdido ou esquecido, a essência dos indivíduos daquele meio também são perdidos.

Por Rádio Princesa da Ilha FM 98.3 em 02/02/2022 às 14:18:25

Ontem tive mais uma vez na minha vida a oportunidade de ver a história de uma cultura sendo escrita, mantida e valorizada por uma comunidade. Sou um fã de história, seja ela qual for, leio, busco informações, relatos e curiosidades, simplesmente pra saber e assim ter um pouco mais de conhecimento.

Gostando de história e cultura, não seria diferente com a comunidade onde eu nasci e cresci, a famosa Praia do Forte, local onde se respira em cada pedra uma história sem fim, desde os primeiros habitantes até a colonização daquele pedaço de terra abençoada. Local onde a integração cultural foi bem sucedida e esta viva até hoje na alma de seus moradores, ali temos a pesca da tainha com canoa de um pau só, canoas essas que já eram usadas pelos indígenas, mesmo antes da chegada dos primeiros portugueses. A colonização e o choque de culturas foram inevitáveis, tendo sua parte ruim que foi a escravização dos nativos que aqui viviam, mas em partes foi bem sucedida na troca de experiencias, seja com a natureza, religião e a própria miscigenação que faz do Brasil e Florianópolis lugares únicos no mundo.

Faço essa pequena introdução para chegar até a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, uma celebração católica, que acontece anualmente na Praia do Forte. Sim, eu sei que é um ato religioso e de caráter direcionado para cristãos, mas isso não tira o brilho e explosão cultural que essa manifestação trás com ela. Eu por exemplo, sou cristão mas não da vertente católica, e isso não me tira o interesse e admiração por essa manifestação de fé, mesmo não sendo a minha crença. Vivi mais uma vez nessa terça-feira (01/02/2022) a história sendo escrita na minha frente. Uma celebração linda, com cantos, orações, uma bela palavra de conforto e amor feita pelo padre que conduziu uma novena em homenagem a Nossa Senhoras dos Navegantes. Ali naquela pequena comunidade pude ver uma integração entre o passado, presente e também o futuro, tudo no mesmo lugar. Idosos, senhores, jovens e crianças, se misturavam em uma áurea de nostalgia e renovação cultural. Falo nostalgia, por que ali estava se celebrando também aqueles que deixaram em suas passagens por esse planeta, essa tradição que vem passando de pais/mães para seus filhos, esses filhos que continuarão levando essa maravilhosa tradição religiosa/cultural para as próximas gerações.

Quero deixar aqui uma mensagem, até mesmo uma reflexão pra vocês. Eu tenho minha fé e crença, mas isso não faz que eu deixe de admirar outras formas que Deus se apresenta aos seres humanos, isso serve também para olharmos com outros olhos para a cultura, seja ela qual for, não julgar sem conhecer já é um bom começo, principalmente quando se fala de amor, alegria e compreensão do amor de Deus.

Eu sou um apaixonado pela cultura de Floripa, boi de mamão, festa do divino, renda, pesca da tinha e outras belíssimas formas de expressões culturais dessa terra linda e abençoada.

Obrigado por acompanhar nosso portal e minha coluna.

Beijo no coração, fiquem com Deus e vamos nos amar gente!

Fonte: Alvinho Alves

SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL
sl