PMF ABRIL

Procon de Florianópolis divulga pesquisa de preços de materiais escolares

Diferença de preços de dois itens chega a superar 3.000%

Por Bernardo Cezar em 18/01/2023 às 15:27:42

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon, que agora é parte da Secretaria Municipal de Governo, realizou a pesquisa de preços de materiais escolares na Capital. O levantamento foi feito nesta segunda-feira (16), em seis estabelecimentos. A diretoria comparou o preço de 38 itens comuns em listas de materiais escolares.
Entre os itens pesquisados estava o lápis de cor, o caderno de 10 matérias, estojo e mochila. Alguns produtos, como o estojo, chegaram a apresentar 3.433% de diferença no preço, o equivalente a R$ 154. A caixa de lápis de cor com 12 cores variou 897,50%, cerca de R$ 34 de diferença entre uma loja e outra. A pesquisa levou em conta o maior e o menor preço do mesmo item de diferentes marcas em cada estabelecimento, e na comparação, não considerou necessariamente as marcas de cada produto.
As aulas da rede municipal e estadual iniciam em 8 de fevereiro, e até lá, segundo o Procon, mais duas pesquisas de preço serão feirtas. Para o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, o levantamento mostra que a pesquisa pode fazer a diferença no bolso do consumidor que tiver uma lista de materiais para comprar.
"A principal ferramenta que o consumidor possui é realizar a pesquisa de preços dos itens escolares. E o Procon Municipal auxiliou o consumidor nessa situação. A diferença verificada demonstra que dependendo do item, a porcentagem pode quase chegar a 4000%. Isso no final da compra impacta diretamente no custo de vida de toda família, pois a economia pode ser revertida em outras áreas, como alimentação ou lazer", afirma.

"As ações da secretaria chegam na mesa e afetam a rotina do cidadão de Florianópolis. Pesquisas como a do Procon, pouco antes do início das aulas, ajudam o consumidor a pesquisar e encontrar os produtos que melhor se encaixam no bolso de sua família", afirma Fábio Botelho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Comunicar erro
SICOOB
ORAL UNIC PRINCIPAL

Comentários

sl