Presos saíram da penitenciária da Agronômica, em Florianópolis, na manhã desta quinta. Internos possuem mandados de prisão em aberto em cidades gaúchas. Megaoperação faz transferência de 50 presos do RS presos em SC
Lucas Amoreli/NSC
Uma megaoperação transferiu 50 presos de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (4). Os internos possuem mandados de prisão em aberto em cidades gaúchas, mas foram detidos no território catarinense. A intenção, segundo o governo, é desafogar o sistema prisional no estado.
A ideia do estado é diminuir a superlotação das cadeias do estado, economizar dinheiro público catarinense e desarticular a aproximação das facções criminosas dos dois estados. Os presos saíram da Penitenciária da Agronômica, em Florianópolis, por volta das 8h.
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A localização de onde eles serão alocados no estado vizinho não foi informada por segurança. Segundo a Secretaria de Administração Prisional (SAP), ao menos 30 policiais penais participaram da operação.
Transferência de presos da Penitenciária de Florianópolis
A transferência estava sendo tratada pelo governo estadual nos últimos meses. Além dos agentes penais, dois ônibus, seis viaturas, um helicóptero da Polícia Militar também foram usados na operação.
Conforme Max Cléber Orth, diretor da penitenciária da Capital, outras ações similares devem acontecer:
"Essa questão desafoga um pouco o sistema prisional. Atualmente, a penitenciária de Florianópolis que comporta toda a Grande Florianópolis, é a porta de entrada. Qualquer preso, qualquer pessoa presa na região vem para a penitenciária", explicou o profissional.
Prisões de SC têm 4,6 mil presos além da capacidade e baixo efetivo
Penitenciária onde incêndio matou 3 e feriu 47 já estava interditada por superlotação
?Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias